Requalificação da Avenida Mário Brito

Jan 13, 2016 in standard
Requalificação da Avenida Mário Brito
MARIO_BRITO_COM__LTIMAS_ALTERA__ES_1_1000_1000_1_570_9999Planta4-page-001 (1)
12 de Janeiro de 2016
Conheça os condicionamentos à circulação automóvel.

Arrancaram as obras de requalificação da Avenida Mário Brito, também conhecida pela antiga Estrada Nacional 107 (Freixieiro-Aeroporto Francisco Sá Carneiro), na união de freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo.
A empreitada, no valor de 3,5 milhões de euros (intervenções e expropriações), tem um prazo de execução de 15 meses. A requalificação envolve a instalação de passeios, baias de estacionamento, separador central e duas rotundas. A reformulação da Avenida Mário Brito irá permitir a construção da futura artéria que ligará à Avenida Fernando Távora, em Leça da Palmeira.
A Avenida Mário Brito- recorde-se- apresenta o piso bastante degradado em virtude do aumento da circulação de pesados desde o início da cobrança de portagens na A28 e A41.
Durante o período de execução da empreitada, a Câmara Municipal de Matosinhos recomenda o desvio pela A28 e A41, entre o nó do Freixieiro e o Aeroporto em alternativa a quem pretenderia usar a Avenida Mário Brito para o aeroporto e para outros destinos da Maia, e o inverso para quem pretende ir do aeroporto e de outros destinos da Maia pela A41 e A28 até ao nó do Freixieiro, ainda que com o pagamento num pórtico de portagem.
Para esta empreitada o desenvolvimento dos trabalhos será efetuado em duas frentes iniciais distintas, sendo a primeira frente na EN107 a partir da Rua do Barreiro para sul, e a segunda frente na EN107 a partir do Nó do Freixieiro da A28 (Rua Óscar da Silva) para norte.
O desenvolvimento dos trabalhos será feito em 2 fases, sendo a primeira fase executada com três frentes em simultâneo:
– A primeira frente na EN107 a partir da Rua do Barreiro para sul
– A segunda frente na EN107 a partir da Rua Óscar da Silva para norte
– A terceira frente no troço “Rua nova que vai dar à rotunda sul na Av. Mário Brito”.
Na primeira fase, os trabalhos abrangem a extensão total da EN107/Av. Mário Brito, no lado poente ao eixo da estrada.
O tráfego local passará a circular em regime condicionado do lado nascente. Simultaneamente serão demolidos e construídos muros no alargamento nascente.
Na segunda fase, os trabalhos da empreitada abrangem a extensão total da EN107/Av. Mário Brito, no lado nascente ao eixo da estrada.
Assim, o tráfego local passa a circular em regime condicionado do lado poente.
O sentido de trânsito será feito desde a Rua do Barreiro até à Rua de Cidres, e desde a Rua Óscar da Silva até à Rua de Cidres.
A Câmara Municipal de Matosinhos pede a sua compreensão por eventuais transtornos que estas obras lhe possam causar.